Resenha: Em Busca de Sentido – livro

Livro: Man’s Search for Meaning (Em busca de sentido – titulo da edição brasileira)

Autor: Viktor E. Frankl

Editora: Beacon Press (MA)

 

Oi pessoal,

 

Hoje queria falar com vocês de um livro que é um pouco diferente do estilo de livros que estamos acostumados a fazer resenha aqui no blog. Man’s search for meaning não é uma ficção, na realidade é um livro de psicologia que pode mudar sua visão do mundo.

IMG_0551

Viktor Frankl é um psiquiatra judeu que foi preso e sobreviveu a 4 campos de concentração diferentes durante a segunda guerra mundial, entre eles Auschwitz. No livro ele conta suas experiências nos campos do ponto de vista da psicologia, e tenta responder como o dia a dia de um campo de concentração se reflete na mente de um prisioneiro comum, o que faz o homem querer viver mesmo em condições horríveis como aquelas e sem nenhuma perspectiva de um futuro melhor, ou até de um futuro, já que a vida deles não valia quase nada para os nazistas e poderia ser tirada a qualquer momento.

O que dá sentido na vida do homem? O homem é 100% influenciado pelo meio ou existe uma outra alternativa?

A primeira parte do livro é inteira voltada para as experiências vividas por Frankl, por analises psicológicas de comportamentos comuns e incomuns nos campos e por questões filosóficas que vão chegar até o leitor também que pode se perguntar qual o sentido da sua própria vida.

quote-ever-more-people-today-have-the-means-to-live-but-no-meaning-to-live-for-viktor-e-frankl-65263

 

Na segunda parte do livro Frankl introduz ideias sobre o significado da vida e da sua teoria de Logoterapia, que é uma terapia voltada a fazer a pessoa procurar por um sentindo, aceitando assim a si mesma e tentar melhorar como ser humano.

É um livro interessantíssimo, pode ser cansativo devido a seu denso conteúdo, porém vale a pena ler e refletir.

O livro foi considerado um dos dez livros mais influentes nos Estados Unidos, e na época da morte do autor em 1997, já havia sido vendido mais de 10 milhões de copias e traduzido para 24 línguas diferentes. É um livro que recomendo muito para quem quer ler algo diferente e que pode ser significativo para sua vida.

Aproveito para agradecer a indicação do livro e queria saber de vocês se querem mais resenhas de outros tipos de livro ou ficção como já vínhamos fazendo.

 

tumblr_mdm2bioA3p1qc8embo1_500

Deixa seu comentário!

 

Beijos até a próxima.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s