Resenha o Nome do Vento – Livro

Image

Resenha

Livro: O nome do vento – A Crônica do Matador de Rei – Primeiro Dia.

Autor: Patrick Rothfuss

Editora: Arqueiro

Olá pessoal!

Meu nome é Mariana, tenho 23 anos, sou formada em administração e amoooo ler. Para minha estreia no site gostaria de falar sobre um livro que descobri sem querer e acabei amando. Ele ainda não é muito conhecido, mas de acordo com site Deadline, a 20th Century Fox TV juntamente com a New Regency vão adaptar os livros de Patrick Rothfuss, A Crônica do Matador do Rei, para a televisão. Então minha aposta é que ele se torne o novo “Game of Thrones” da TV, para solidificar ainda minha aposta temos o comentário do George R. R. Martin( autor de A guerra dos tronos)  sobre o livro: “A melhor fantasia épica de 2011. Devorei em um dia e já estou louco pelo próximo. Ele é muito bom, esse tal de Rothfuss”.Eu não poderia concordar mais com o Martin!

Image

O primeiro livro da série: O nome do vento, o primeiro dia foi lançado em abril de 2007 nos Estados Unidos, e conta  a história de Kvothe, que é um lendário arcanista e músico. A história é contada em dois tempos: primeiro é em terceira pessoa e se trata do presente, onde por alguma razão ainda desconhecida para o leitor nosso herói fingiu a própria morte e esta vivendo sua vida como Kote, o dono de uma pousada numa cidadezinha do interior de algum lugar dos quatro cantos da civilização (é como o autor chama a terra onde essa história acontece), apesar de tentar passar despercebido para todos e manter uma vida calma, nosso herói é descoberto por um famoso cronista, Devan Lochees, que deseja contar a verdadeira história por trás do mito Kvothe. Após alguma insistência e alguns acontecimentos Kote/Kvothe aceita contar sua verdadeira história, mas essa será feita a sua maneira e será contada em três dias.  Então temos o segundo tempo do livro, o passado, que é contado em primeira pessoa, o próprio Kvothe contando sua história da sua perspectiva, nesse primeiro livro da série temos o primeiro dia da narrativa de Kvothe/Kote.

O que me fez gostar tanto desse livro: quando somos transportados para o passado conseguimos acompanhar a perspectiva de vida e dos acontecimentos de Kvothe, o que o faz um personagem muito carismático e relacionável, mas não ficamos totalmente jogados a perspectiva do personagem principal como na maioria dos livros contados em primeira pessoa, no presente conseguimos acompanhar a perspectiva de outros personagens em relação a tudo que está ocorrendo e sendo contato. E o mundo mágico criado por Rothfuss é totalmente cativante com seres mágicos, heróis, vilões, ladrões, músicos, amor, ódio, traição, paixão e vingança. O livro o fará sentir todo o tipo de emoção você vai sentir tristeza, raiva, alegria, amor, querer vingança. O Kvothe tem uma história muito sofrida, várias partes do livro te farão chorar junto com o personagem, mas também há muitas partes que você terá que fechar o livro para dar gargalhadas, principalmente das peças que o Kvothe apronta com os outros personagens, o que para mim é algo que conta muito em um livro.

Primeiramente o leitor vai provavelmente irá criar um rápido afeto por Kvothe que é um menino extremamente inteligente para sua idade, imensamente curioso, mas que tem tendências a atrair muitos problemas desde sua infância, e ao longo do livro  o passado de Kvothe vai sendo revelado e nos mostra de que ele é mais do que um simples personagem bidimensional, o autor nos faz mergulhar profundamente nesse personagem que é ao mesmo tempo notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói, salvador, músico magistral e assassino infame.

Gostaria de contar mais, mas temo dar algum spoiler sobre essa história cativante. Espero que minha resenha tenha despertado seu interesse pelo livro e até a próximo episódio da série a crônica do matador de rei – O temor do sábio – segundo dia.

XoXo,

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s