RESENHA: A Christmas Carol, de Charles Dickens

Olá, pessoal!

Sei que estivemos um pouco distantes, mas agora o blog irá voltar a todo vapor!

O vídeo de hoje conta um pouco para vocês do livro que li no Natal passado – sim, é um pouco distante, mas eu estou um pouco enrolada com  o Coração de Tinta, já fiz um vídeo explicando! – mas que vale muito a pena ler, principalmente, na época de Natal.

O livro se chama A CHRISTMAS CAROL, e foi escrito por Charles Dickens. Trata-se de um livro muito famoso, que se tornou um ícone da literatura mundial.

Captura de Tela 2013-09-19 às 14.34.36

Sinopse: Um Cântico de Natal tem como protagonista Ebenezer Scrooge, um pão-duro, proprietário de uma casa de contabilidade e empregador do pobre Bob Cratchit, seu escriturário. Scrooge evita fazer quaisquer gastos, tanto que no inverno, à época do Natal, o escritório é aquecido apenas por uma pequena lareira. Para Scrooge, isso não é um problema, uma vez que a sua frieza interior é constante, e o conforto de outras pessoas para ele não é importante. 

Na véspera de Natal, Scrooge, sozinho e renegando qualquer companhia, recebe a visita do espírito de seu sócio, Jacob Marley, que lhe confidencia que um destino igual ao dele estará reservado a Scrooge se o mesmo não se redimir de seu comportamento. Para tal, três fantasmas virão lhe visitar e trarão a oportunidade para que ele reflita sobre sua condição e através da mudança de hábitos limpar sua consciência. 

Charles Dickens foi um dos principais cronistas de seu tempo, retratando através de suas obras as mudanças que estavam ocorrendo na Inglaterra vitoriana, em função da industrialização e reforma de valores. Mais do que um simples contador de histórias, Dickens se valeu de suas obras para criticar as diferenças sociais e a sociedade em que vivia, alertando para a necessidade de retomada dos valores humanos.

410px-Dickens_Gurney_head

Charles Dickens viveu entre 1812 e 1870 (corrigindo o vídeo aí, então, temos que em 2012 foi BICENTENÁRIO DE SEU NASCIMENTO!). Em 2012, todas as livrarias inglesas choviam livros dele… Além de A Christmas Carol, ele publicou dois grandes clássicos da literatura britânica: Oliver Twist David Copperfield.

Assinatura de Charles Dickens

Assinatura de Charles Dickens

Aí vai, então, o vídeo em que detalho mais o que achei da história e da edição que comprei:

 

Espero que tenham gostado, e até a próxima, pessoal! :*

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s