Da Estante: A GUERRA DOS TRONOS, de George R. R. Martin

Oii, pessoal!

Hoje vamos conversar sobre A GUERRA DOS TRONOS, de George R. R. Martin. Trata-se de um romance de ficção fantástica mais famosos do momento e não é por menos.

A trama é bem preparada e a parte humana de cada personagem é ressaltada a todo momento. A narração é feita em terceira pessoa, mas, em cada capítulo, um narrador conta a história entrelaçando a realidade (que nunca sabemos qual é, porque é sempre uma narração parcial) com a visão da personagem. Em alguns momentos, há a descrição de um mesmo acontecimento por diferentes olhos, o que torna o livro ainda mais interessante!

Não obstante, a série de livros foi adaptada para a televisão pela HBO e hoje é uma das séries mais assistidas por todo o mundo. Vale a pena conferir essa versão também!
2013-03-18 15.18.43

 

Sinopse: Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem.

Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. 

Neste livro, as personagens principais são os Stark, a família que reina em Winterfell, um reino onde neva até no verão (ahn? para mim também não fez muito sentido. Imagina o inverno!). É legal notar alguns detalhes que o escritor deixou passar: Stark, em alemão, significa “forte”, e a maior característica da família Stark é a força, a aspereza. Já Winterfell, onde vivem, significa queda do inverno em inglês, reino onde o inverno é mais forte.

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO, mas a série da HBO se chama Game of Thrones mesmo (acho que é um título que chama mais a atenção de um espectador, embora o título da série de livros chame mais a atenção de um leitor. Engraçado, não?)

Sobre a história: em certos personagens, George R. R. Martin assume uma visão naturalista, de que o homem é um animal e nada mais. Principalmente entre os dothrakis, personagens selvagens, há muita descrição de carnificina, de putrificação e sexo. Como dito anteriormente, em cada capítulo o narrador em terceira pessoa descreve o que a personagem vê e sente, mesmo estando de fora da história.

2013-03-18 15.18.17

 

Sobre as edições: li partes de cada um dos livros acima por diversos motivos. Comecei a ler a edição maior, capa azul marinho, toda bem desenhada, 591 páginas da Editora Leya. Contudo, o peso do livro me impediu de continuar (tenho tendinite), e imagino que seja um problema para a maioria dos leitores assíduos. Assim, continuei a ler o livro no Kobo Touch (849 páginas) , pela leveza e facilidade de locomoção com essa coisinha branca maravilhosa que a Livraria Cultura lançou no Brasil (embora o Kobo mesmo seja canadense).

Como gostei muito da série, acabei comprando o box de edições de bolso, que vem com os cinco primeiros livros da série (os únicos lançados até agora). As capas são muito bonitas e levemente duras, com desenhos bem feitos, é uma edição muito bem acabada. O primeiro livro da série nessa edição tem 1066 páginas, mas vale a pena pela leveza e pela beleza da coleção.

2013-03-13 16.38.23

 

Comprei esse box na FNAC por 80,00 reais, mas o preço varia de 78,00 a 160,00 reais.

2013-03-13 16.38.48

 

A parte debaixo da caixa que contém os livros é adornada com o mapa de WESTEROS, com todos os reinos que são abordados na história. Achei muito bem desenhada e acabada essa caixinha!

2013-03-13 16.38.02

Além disso, a caixinha vem com alguns quotes para te empolgar mais com a leitura. Aqui vai o quote de A GUERRA DOS TRONOS:

“Deixe-me lhe dar um conselho, Bastardo. Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo.”

– Tyrion Lannister

Para comprar a edição maior, clique AQUI.

Para comprar o box com a edição de bolso, clique AQUI.

Para comprar a edição do Kobo, clique AQUI.

E aí, gostaram? Comentem abaixo!

Não esqueçam de curtir nossa página no Facebook As Mil e Uma Letras e seguir o perfil no Instagram @thethousandoneletters.

Advertisements

5 thoughts on “Da Estante: A GUERRA DOS TRONOS, de George R. R. Martin

  1. As cronicas de fogo e gelo são simplesmente perfeitas!!!! *-*
    Comprei praticamente todos os livros no pre-lançamento de tanta aflição que eu ficava pra ler. Ja to quase infartando sem noticia do lanpçamento do sexto.
    A edição de bolso é realmente muito linda. Mas não troco meus tijolos por nada!
    xD

    • hahahahaha, a edição que fica em nosso coração é a que lemos, não é mesmo?
      Estava conversando isso com um amigo meu outro dia. A edição de colecionador do Harry Potter é muito bonita, mas eu não troco os meus velhos e acabados Harry Potters por nada, porque foi com eles que passei muito tempo da minha vida, hahaha. Sei como se sente, Luiza!
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

  2. Maravilhoso! Muito legais as fotos que vc colocou, o box é fantástico por esses detalhes mesmo (:
    Deu vontade de reler pra rever essas passagens, gostei que vc também deu bastante opinião, o que torna a resenha única. boa!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s