Inferno de Dan e Inferno de Dante

Olá, pessoal!

A editora Doubleday anunciou que o escritor Dan Brown (O Código da Vinci, Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido) terá seu novo livro “Inferno” lançado dia 14 de maio de 2013 nos Estados Unidos. Não há previsão de lançamento no Brasil, mas se você está tão louco para ler (como eu hehehe), dá para conseguir em inglês!

A Saraiva está fazendo pré-venda já (clique AQUI) e dá para comprar pela Amazon.com também (Hardcover e tudo! clique AQUI).

Sinopse (em inglês): In this riveting new thriller, Brown returns to his element and has crafted his highest-stakes novel to date. In the heart of Italy, Harvard professor of symbology, Robert Langdon, is drawn into a harrowing world centered on one of history’s most enduring and mysterious literary masterpieces…Dante’s Inferno. Against this backdrop, Langdon battles a chilling adversary and grapples with an ingenious riddle that pulls him into a landscape of classic art, secret passageways, and futuristic science. Drawing from Dante’s dark epic poem, Langdon races to find answers and decide whom to trust…before the world is irrevocably altered.

Para ler e entender BEM, acho que vale a pena ler antes A DIVINA COMÉDIA, de Dante Alighieri. Pelo menos na parte do inferno, que é a qual se refere o livro de Dan Brown, né?

A edição que tenho de A DIVINA COMÉDIA é uma edição bem antiga, que foi encontrada em um sebo da Liberdade em São Paulo. Ganhei de presente! Linda, né?

2013-02-25 18.02.57

É uma edição da Editora Abril Cultural, de 1979, com tradução e notas de Hernâni Donato e ilustrações de Gustavo Doré. (que, pelamor, LINDAS ilustrações!)

2013-02-25 18.03.06

Por um acaso, encontrei uma edição parecida para vender na Saraiva.com, se estiverem interessados, cliquem AQUI. (Só não sei dizer se é capa dura também, mas a edição parece boa…)

2013-02-25 18.03.44

Sinopse: Obra-prima de Dante Alighieri, A Divina Comédia exerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos setecentos anos. Dante, o personagem da história, narra a vida depois da morte, numa odisséia pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Nessa viagem é guiado, no Inferno e no Purgatório, pelo poeta Virgílio, e no Céu por Beatriz, musa do autor em várias de suas obras.
Há trinta anos, esta tradução abriu a coleção de grandes poemas universais, intitulada Obras Primas, publicada com o selo Abril Cultura. Não foi apenas mais uma. Foi especial! Endereçada aos que desejassem introduzir-se no universo dantesco, viagem não difícil de ser bem aproveitada quanto para o Poeta foi realizá-la.

Sou muito fã de A DIVINA COMÉDIA. Acho muito interessante o que Dante fez em criar uma “cara” para o Céu e o Inferno, mas, sinceramente, a parte mais intrigante e genial da obra é o Inferno.

O inferno de Dante é dividido em nove círculos, cada qual com pessoas de uma mesma característica. Os cinco primeiros círculos são o Alto Inferno, e os demais são o Baixo Inferno ou Dite –  a cidade infernal.

O Primeiro Círculo, também chamado de Limbo, contém as almas não batizadas, chamadas de pagãs.

O Segundo Círculo é chamado de Vale dos Ventos, onde estão as almas dos sensuais, daqueles que se apegaram à luxúria.

O Terceiro Círculo é o Lago de Lama, onde se situam os gulosos.

O Quarto Círculo abriga os avarentos, os gananciosos, e é chamado de Colinas de Rochas.

O Quinto Círculo é o Rio Estige e nele habitam os que sofreram e ira.

O Sexto Círculo é onde começa a cidade de Dite, e abriga os hereges e os que não acreditavam em inferno e céu.

O Sétimo Círculo é o Vale do Flegetonte, separado em três compartimentos: os que agiram com violência para com outro ser humano, contra si mesmos e, por últimos, contra Deus.

O Oitavo Círculo, o Malebolge, contém dez fossos que castigam os sedutores, fraudulentos, hipócritas, ladrões e falsários.

O Nono Círculo, o Lago Cocite, apresenta quatro divisões que castigam os traidores da família, da pátria, dos amigos e dos benfeitores.

No ponto mais baixo do Inferno (centro da Terra), são castigados pelo próprio Lúcifer, os maiores traidores da História: Judas, Cássio e Brutus.

Clique na imagem para ampliá-la.

O Inferno de Dante é uma das maiores criações da Humanidade, e precisa-se de tempo e reflexão para compreender totalmente a genialidade de Dante Alighieri. Ele criou a imagem que temos de Inferno e influenciou várias outras obras da atualidade, como o novo romance de Dan Brown.

E aí, será que vamos gostar mais do Inferno de Dan ou do Inferno de Dante? É esperar para ler, né? hahaha!

Espero que tenham gostado e leiam A DIVINA COMÉDIA. Beijos!

Advertisements

2 thoughts on “Inferno de Dan e Inferno de Dante

  1. juliano cesar de oliveira says:

    Oi adorei…muito obrigado, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reversoescrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s