Da Estante: 1984, de George Orwell

Olá, pessoal!

Estive pensando em qual livro postar… Qual deles era meu preferido… Difícil dizer qual livro é seu preferido, né? Acabei por escolher um do meu “tipo” preferido: ficção científica política (ahn?).

É, é um tipo que eu tomei como base, porque foi o único nome que encontrei que ligasse “1984”, “Admirável Mundo Novo”, “Fahrenheit 451” e “Não Verás País Nenhum”. Acho que “Laranja Mecânica” entraria, mas não o li ainda, então não posso dizer com certeza…

2013-02-25 18.05.31

 

“1984” foi escrito por George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair) e publicado em 1949, descreve uma sociedade totalitária disfarçada sob o pretexto da igualdade.

Guerra é paz

Liberdade é escravidão

Ignorância é força.”

– 1984

No livro, Orwell cria termos que foram introduzidos na linguagem, como o “Grande Irmão” (Big Brother), aquele que vê e sabe de tudo, aquele ao qual todos “devem” lealdade.

Daí a capa ilustrada na edição feita pela Editora Companhia das Letras.

Sinopse: Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que ‘só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade – só o poder pelo poder, poder puro.’

2013-02-25 18.05.43

O romance é difícil de ler, não pela linguagem ou pelo vocabulário, mas pela tensão psicológica que gera ao leitor. Em um dos capítulos, Winston lê um livro que explica como a sociedade em que ele vive funciona, e, sim, é o capítulo mais demorado para se ler. Na edição que tenho, são aproximadamente 30 páginas, e pode-se reservar de duas semanas a um mês para esse capítulo. É interessante, mas é um tipo de leitura em que se deve refletir.

Para comprar a edição da Companhia das Letras, clique AQUI.

Se o interesse for em uma edição mais barata, pode-se procurar no “Google” dos sebos, o Estante Virtual. Para comprar 1984 dessa forma, clique AQUI.

Esse livro tem também um filme muito bom, dirigido por Michael Radford e estrelado por John Hurt (ninguém mais, ninguém menos que Olivaras, na série Harry Potter) no papel de Winston. Infelizmente, também não achei um trailer legendado para esse filme… Aqui vai o sem legenda mesmo.

 

Espero que gostem de ler e que também seja um de seus preferidos! hahaha, um beijo :*

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s