Da Estante: As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley

Um dos livros que tenho em minha estante faz muito tempo são os dois primeiros livros da série As Brumas de Avalon. Eram de minha mãe desde 1990, e ela me repassou em 2005. Em 2007, ganhei os últimos dois, completando a série de maneira até meio esquisita, hahaha, porque os dois últimos são a nova edição, enquanto os dois primeiros são de uma edição mais antiga (as páginas estão até um pouco amareladas).

Bom, segue que os li em 2005/2007, então, não lembro muito bem dos detalhes da história, mas me recordo de ter gostado bastante de ler os dois primeiros e não ter gostado tanto assim dos dois últimos, hahaha.

2013-02-25 18.04.24

Sinopse:Em AS BRUMAS DE AVALON, Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do rei Artur, descrevendo seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam de lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões do mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em AS BRUMAS DE AVALON se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.

2013-02-25 18.04.42

A história se baseia, principalmente, no conflito entre a velha religião da Bretanha e o cristianismo imposto na nação.

As grandes mulheres da Bretanha, através das quais a lenda de Rei Artur é contada, são: Guinevere, a rainha e mulher de Artur (no romance, seu nome é Gwenhwyfar); Igraine, a mãe de Artur; Viviane, a Senhora do Lago e Grande Sacerdotisa de Avalon (junto a ninguém mais, ninguém menos que Merlin); e Morgana, irmã de Artur, também conhecida como Fada Morgana ou Morgana das Fadas.

Artur representa a união das duas religiões, sendo um rei parte pagão, parte cristão. (estranho, né, mas faz sentido quando você lê, hahaha). E além disso, durante o ritual de Beltane (Wikipedia), Morgana e Artur são postos para gerar um filho sem saber que são irmãos. (tipo, novela das nove)

Guinevere representa o cristianismo, é uma menina, branca e loira que se casa com Artur por determinação de seu pai e que se apaixona por Lancelote e não consegue gerar um filho herdeiro para seu marido, o rei. Sua religiosidade faz com que Artur fique sobre influência dos padres cristãos, esquecendo seu juramento de respeitar a velha religião celta de Avalon.

2013-02-25 18.04.53Já Morgana é o oposto: vibrante e extremamente fiel, a Sacerdotisa de Avalon tem a Visão, o que a atormenta. Além disso, é dividida pelo amor não correspondido de Lancelote (que ama Guinevere) e seu fracasso como mãe, irmã e esposa. É sua obrigação provocar a queda de Artur, pela traição dele a Avalon.

AS BRUMAS DE AVALON:

Livro 1 –  A Senhora da Magia

Livro 2 – A Grande Rainha

Livro 3 – O Gamo – Rei

Livro 4 – O Prisioneiro da Árvore

Além disso, se quiserem, há um filme com a Julianna Margulies no papel de Morgana, que não é muito parecido com o livro não… Afinal, são todos os quatro livros em um filme só, mas que vale a pena ver, para saber se a história é do tipo que você vai gostar, né?

Espero que gostem de ler AS BRUMAS DE AVALON, de Marion Zimmer Bradley (escritora estadunidense)!

Curtam a página do Facebook de AS MIL E UMA LETRAS.

Um beijo! =]

Advertisements

2 thoughts on “Da Estante: As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley

  1. Ah, a mitologia arturiana! Embora tenha analisado profundamente toda a história/lenda que envolve a personagem, ainda não li esta obra famosa. Heresia minha, já estava pensando em ler o livro. Ótima resenha, fiquei muito interessado em ler e acho que este é o propósito da crítica 😀
    Muuuuuito legal a iniciativa de postar filmes, e as fotos dão uma ideia legal. Parabéns.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s