Da Estante: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

Olá, pessoal!

Esse é o primeiro de alguns posts que vou fazer sobre os livros que mais gosto da minha estante.

2013-02-25 18.01.37

Orgulho e Preconceito é o romance mais famoso de Jane Austen, escritora britânica cujas principais obras são: Persuasão, Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Emma.

Ficheiro:Jane Austen coloured version.jpg

Fonte: Wikipedia

Sinopse: Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, ORGULHO E PRECONCEITO, antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras de Austen, o livro, publicado em 1813, é escrito de forma satírica e tem sua particularidade na forma em que a autora transcende o preconceito causado pelas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir no julgamento das outras pessoas.

[…]

O principal tema do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor à obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para a caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra do século XVIII.  Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma casada, o que a senhora Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo.

Quando Sr. Bingley, jovem bem-sucedido, aluga uma mansão próxima à casa dos Bennet, a sra. Bennet enxerga um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o vizinho é visto com bons olhos, o sr. Darcy é mal-falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele por ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira; mesmo com uma má primeira impressão, Darcy se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, inseridos na sociedade inglesa rural do final do século XVIII.

A edição que tenho é uma edição bilíngue da Editora Landmark e você pode comprá-la AQUI. Abaixo seguem as fotos de como é o texto na parte em português e na parte em inglês do livro.

2013-02-25 18.01.49

Em Português

2013-02-25 18.02.35

Em Inglês

Orgulho e Preconceito sempre me cativou pelo romance entre Lizzy e Mr. Darcy. Ela, orgulhosa, não aceita que ele veja defeitos em sua família, ao passo que ele, preconceituoso, acaba vendo todos os defeitos possíveis.

É uma história bem romântica, mas não do estilo Nicholas Sparks… É sutil, não detalha os sentimentos, acabamos por perceber o que as personagens estão sentindo por seus atos. É bacana para quem não gosta daquele romance falado, declarado.

A imagem que ela cria de Mr. Darcy é de um homem calado e taciturno, mas que ao mesmo tempo sabe ser romântico em seus atos, enquanto Lizzy é uma moça independente, cheia de opiniões. Um casal bem moderno para o século XVIII, né? hahahaha.

Gostei muito, é um dos meus preferidos! Indico totalmente.

Caso não queira arriscar no livro de primeira, há um seriado da BBC e um filme feitos sobre esse romance. O seriado é mais fiel ao livro e mais antigo também, com Colin Firth no papel de Mr. Darcy. Já o filme, é um pouco mais bem preparado na questão de figurino e cenário, sem contar a trilha sonora MARAVILHOSA, e conta com Keira Knightley no papel de Lizzy.

Segue abaixo o trailer do filme:

Não consegui encontrar um trailer legendado do seriado, segue abaixo o sem legenda mesmo:

Espero que tenham ficado com vontade de ler! (= hahahaha. Eu fiquei com vontade de reler ><

Beijos e até a próxima!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s