Indico: The Casual Vacancy, de J. K. Rowling

Olá, pessoal!

Ontem terminei de ler The Casual Vacancy (Morte Súbita é o nome do livro em português), escrito por ninguém menos que Joanne K. Rowling, e achei interessante contar  a vocês, uma vez que é um livro que mudou minha forma de pensar.

2012-11-01 19.50.36

Quando ouvi falar desse livro da Rowling, eu estava na Bienal do livro, e havia um estande muito grande fazendo a propaganda. “Um livro para adultos”, dizia o sinal. E, para qualquer fã de Harry Potter, isso era um sinal maravilhoso, não acha? Um livro escrito por ela que fosse mais adulto seria surpreendente!

555560_472493212769462_797239345_n

Resumo da ópera: Fiquei muito intrigada.

Meu aniversário chegou e acabei ganhando de presente o livro em inglês, hardcover e tudo o mais, estilão inglês mesmo. Como o tempo era escasso, e eu queria ler com a maior atenção que podia, resolvi encarar só nas férias, final de janeiro para os estudantes de universidades federais.

Enfim, quando comecei a ler, não gostei muito de cara. O primeiro capítulo é meio chocante, com uma morte súbita (daí o nome do livro), bem naturalista em uns aspectos, e logo em seguida passa a descrever a vida de alguns personagens.

Todos os personagens citados no livro têm um problema sério em suas vidas, seja uma doença psicológica, vício em drogas, problemas no casamento, problemas com os pais e assim por diante. A morte súbita de Barry Fairbrother gera uma série de acontecimentos em uma cidade pequena, uma vez que ele era do Parish Council (uma espécie de Câmara dos Vereadores da cidadezinha de Pagford), ou seja, uma figura política. Barry era um bom homem e lutava para que a clínica de reabilitação para usuários de drogas ficasse aberta, mas os habitantes da cidade não eram a favor dessa clínica.

2013-01-26 13.35.55-2

Enfim, não vou dar muitos spoilers. É um livro que trata muito do relacionamento humano e da falta que ele faz. Mostra como deixamos de ser humanos e como somos em geral individualistas. Indico, com certeza, caso você queira um livro para refletir. É uma história triste sobre a realidade das pessoas, e foca bastante no ser humano como animal em algumas partes (bem naturalista mesmo).

Se desejar um livro para relaxar, eu não indicaria. É bem triste e envolvente, ou seja, eu acabei chorando com a história de alguns personagens. hahahaha.

2013-02-03 10.46.54

Ele tem 500 páginas em inglês e a linguagem é bem trabalhada, adoro o jeito que ela escreve!

Então, INDICO. Lindo, lindo!

Advertisements

2 thoughts on “Indico: The Casual Vacancy, de J. K. Rowling

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s